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quinta-feira, 28 de julho de 2011

ESTUDO TRANSDISCIPLINAR EM UMA CRIANCA COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO DONNAMARIA, R.; SILVA, D.; ALVAREZ ,A.C.; LOPES, V.C.; MOURA - RIBEIRO


O Transtorno Global do Desenvolvimento -TGD, vem sendo estudado pela área da saúde e educação devido ao grande impacto que causa no desenvolvimento infantil. b De acordo com CID 10- ( F.84), TGD é definido como: Grupo de transtornos caracterizados por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas, modalidades de comunicação e por um repertorio de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo .
De acordo com Duncan (1986) e Rapin ( 2006) , muitas das características deste transtorno , como por exemplo, inflexibilidade (expressa através de atividades ritualizadas e repetitivas, perseveração, e dificuldades no relacionamento interpessoal) podem ser explicadas por comprometimento no funcionamento do lobo frontal.
No TGD é possível identificar o envolvimento de diferentes áreas corticais e subcorticais onde se reconhece o comprometimento amplo da linguagem, envolvimento da sociabilidade e aprendizado.
Nas referidas atividades, tem sido identificado a importância das redes neurais que integram as várias regiões cerebrais envolvidas, em cuja, dinâmica execução funcional, se reconhece o papel relevante dos neurotransmissores ( dopamina, serotoninanorepinefrina etc).
Levando em conta os dados apresentados a atuação transdisciplinar vem sendo considerada um diferencial no desenvolvimento funcional de crianças com TGD e segundo Nicolescu (2001) na transdisciplinaridade, os limites entre as disciplinas são perturbados e cria-se uma idéia de movimento, de intercessão tanto na dicotomia sujeito/objeto como nas disciplinas e nas especialidades entre si.

O presente trabalho tem por objetivo descrever estudo longitudinal de atendimento transdisciplinar de uma criança do sexo feminino, iniciado aos dois anos e meio até 7 anos de idade, apresentando transtorno na relação interpessoal, linguagem, desequilíbrio emocional, atraso no desenvolvimento global e específico.
Estudo de caso: JFM, sexo feminino, gestação normal, parto a termo, cesariana sem complicações, desenvolvimento motor normal, sensorial denotando em suas experiências, necessidades táteis mais intensas, visão e audição normal. Aos dois anos de idade foi reconhecido pelos familiares dificuldades na fala, linguagem e socialização. Em rotinas da escola ( maternal) apresentava dificuldades de integração ( choro, resistência as rotinas, fuga de momentos de grupo, dificuldades em aceitar atividades dirigidas).O pediatra inicialmente encaminhou para avaliação fonoaudiológica, neurológica e psicológica. Com dois anos e sete meses iniciou trabalho junto a atual equipe transdisciplinar.

Estudo observacional complementado por exames laboratoriais, prescrição de fármacos e atuação transdisciplinar no decorrer de quatro anos e meio.
Equipe transdisciplinar constituída por, Fonoaudióloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Neurologista, Escola e Família. A atuação transdisciplinar iniciou com avaliação individual de cada disciplina e levantamento de cada aspecto a ser trabalhado.
Foram realizadas sucessivas (12) reuniões, para reavaliação e delineamento de atitudes e enfoques a serem desenvolvidos, obedecendo a intercessão entre as disciplinas e construindo linguagem única de atendimento.

A partir da avaliação de cada elemento componente da equipetransdisciplinar foi possível delinear Abordagem fonoaudiológica, terapêutica ocupacional, psicológica, psicopedagógica, escolar, fisioterápica envolvendo a avaliação clínica e neurológica. Foi constatado hipotonia muscular generalizada de grau moderado, modificações comportamentais envolvendo sociabilidade, baixa resistência a frustração e comprometimento da linguagem. Solicitado, do ponto de vista médico, exames laboratoriais em líquidos orgânicos, eletroencefalograma e imagem todos sem anormalidades.Indicado o uso de fármacos: B6 eTriptofânoDepakene entre outros. No transcorrer de 4 anos e meio a equipe desenvolveu um trabalho organizado e integrado com reavaliação periódica dos ganhos com antevisão das etapas a subseqüentes. Realçamos nesta abordagem a participação e aceitação ativa dos familiares no referente às diretrizes.
Constatações:
 Reorganização emocional, segurança, aumento da tolerância a frustração.
 Aceitação em qualidade e quantidade no relacionamento interpessoal envolvendo aspectos afetivos.
 A partir de aquisições em terapia, foi capaz de generalizar para situações e ambientes diversos.
 No referente à linguagem demonstrou ganhos progressivos na elaboração e construção de frases contextualizadas.
 Desenvolveu identidade e sequência numérica; raciocínio lógico matemático simples; reconhecimento de letras, sílabas e palavras; escrita; leitura e digitação; inicia o reconhecimento de elementos intralingüísticos.
 Na equoterapia, desenvolve espontânea interação com o animal (não ritualística); demonstra habilidades e segurança ao trote.
 Apresentou progressivo reconhecimento do esquema corporal, definição de lateralidade e uso funcional das diferentes habilidades em ABVDs.
 De forma integrada com os ganhos acima relacionados houve progressiva resposta adaptativa ao ambiente escolar( regras e normas),independência, responsabilidade e entendimento das atividades em grupo.
Em decorrência do trabalho acima exposto a paciente adquiriu condição ativa e efetiva de participação em grupo, fato não vislumbrado no inicio da pesquisa.


Por meio do trabalho desenvolvido pela Equipe Transdisciplinar ,a paciente JFM obteve progressivos ganhos nos aspectos emocionais, comportamentais, de linguagem, de cognição , pedagógicos e sociais
no período de 4 anos e 6 meses, obedecendo ritmo ascendente se aproximando dos padrões desejáveis de normalidade do desenvolvimento.




CID-10 Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento.Porto Alegre, Artes Médicas,1993.
DUNCAN, J. Disorganization of behavior after frontal lobe damage Cognitive Neuropsycholog.1986
.NICOLESCU, B. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Coleção Trans.2001.120p.
TCHUMAN,R;RAPIN,I .Autism: A Neurological Disorder of Early Brain Development, 2006

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